segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

The Lord of the Rings: Conquest

Mesmo sem muitos títulos de peso, a Pandemic conseguiu gravar o seu nome na história dos videogames com uma linha de jogos em particular. Star Wars: Battlefront foi produzido antes da incorporação da empresa pela gigante família EA.

Depois da aquisição da EA, a Pandemic acabou perdendo a licença da série Star Wars, entretanto a nova parceria tinha seus próprios trunfos. Detentora dos direitos para a produção de jogos baseados em O Senhor dos Anéis, a EA logo apresentou um novo fronte para os desenvolvedores da Pandemic.

Baseado diretamente na trilogia cinematográfica de Peter Jackson (isso mesmo, nada de Tom Bombadil) e utilizando personagens baseados nos atores dos filmes fica uma pergunta pairando no ar: será que a Pandemic não está um pouco atrasada?

Afinal de contas o último filme da trilogia — O Retorno do Rei — foi lançado cinco anos atrás e os novos filmes baseados no livro O Hobbit só vão sair daqui a dois ou três anos. O mundo fantástico de Tolkien apresenta um forte apelo para os jogadores, mas será que um novo título baseado na obra consegue se destacar sem o apoio de outras mídias?

A Pandemic Studios acredita que sim e, para provar, oferece novos detalhes de The Lord of the Rings: Conquest.


Lugar certo na hora errada

Se o momento para o lançamento de um novo jogo da franquia O Senhor dos Anéis pode parecer inapropriado, a jogabilidade certamente não sofre nenhum risco. Inspirado diretamente na aclamada série Battlefront, a única diferença notável fica por conta do cenário.

As unidades heróicas (hero units) são escassas — exceto nas partidas no modo Heroes Deathmatch — e extremamente divertidas de se controlar. As classes são variadas e muito bem balanceadas, enquanto os cenários se mostram propícios para batalhas de proporções épicas.

Para aqueles jogadores alheios à série Battlefront, podemos compará-la a outra popular franquia de jogos de tiro: a franquia Battlefield, da DICE. Ao invés da tradicional dinâmica linear de jogo, a ação se desenvolve em um mapa povoado por múltiplos jogadores e NPCs que combatem freneticamente pelo domínio de uma série de pontos de controle.

Com muita classe

A princípio, Conquest irá oferecer quatro classes diferentes: Warrior, Mage, Scout e Archer (Guerreiro, Mago, Batedor e Arqueiro, respectivamente). Além disso, você poderá alternar entre as classes de forma instantânea ao entrar dentro do raio de ação de um dos pontos de controle controlados pelo seu grupo.

Os jogadores mais familiarizados com a linha Battlefront vão reparar imediatamente uma das grandes diferenças entre os dois jogos. Em Conquest a Pandemic resolveu colocar menos ênfase nos ataques a distância.

Tá no hora do pau!Um passo lógico e inevitável, visto que, no universo de O Senhor dos Anéis, espadas e cajados são a tecnologia vigente, e não rifles lasers e o uso da Força. Mas não se preocupe, pois você ainda encontrará uma boa quantidade de combate a distância (uma das classes é dedicada somente aos arqueiros).

Enquanto os arqueiros são especializados na utilização de armas de longa distância, os guerreiros preferem o combate corpo-a-corpo (podendo inclusive arremessar algumas armas, como machados). Os magos possuem habilidades de combate armado e a grande vantagem de conjurarem magias destruidoras a distância.

Cada um no seu quadrado

Se os arqueiros e magos possuem propriedades táticas que os colocam na retaguarda, os guerreiros preferem sentir o cheiro do sangue dos inimigos bem de perto. Enquanto isso, os batedores apresentam uma solução mais furtiva.

Os guerreiros possuem ataques diferenciados em leves, médios e pesados (uma estrutura bem tradicional), sendo que você poderá carregar uma barra extra para causar ainda mais dano. Além disso, eles também poderão desferir uma série de combos especiais, combinando os diferentes tipos de ataques. A defesa por sua vez também acaba servindo como uma ferramenta ofensiva, quando protegido pelo escudo os brutamontes podem tentar empurrar seus inimigos.

Da mesma forma que os guerreiros utilizam sua energia para desferir ataques mais poderosos, os batedores podem se tornar virtualmente invisíveis por um breve período de tempo. Tempo suficiente para se posicionar atrás de um oponente e executá-lo instantaneamente. Em contrapartida, esta classe não possui muitos pontos de vida e não é muito habilidoso no combate corpo-a-corpo.

Os magos são mais versáteis. Entretanto, são os menos letais. Sua caixa de truques abriga uma grande variedade de magias capazes de alterar o resultado de uma batalha. Além de curar seus companheiros, ele também pode conjurar as tradicionais bolas de fogo, relâmpagos e ondas de choque, bem como um escudo capaz de proteger qualquer personagem próximo a ele.

Segura Peão!Entretanto nenhuma destas magias é particularmente letal (servindo mais para retardar seus inimigos do que para executá-los imediatamente). Para realmente aproveitar as habilidades de seu mago você deverá aprimorar todos os seus atributos, inclusive as técnicas de combate armado.

Os arqueiros por sua vez compõem a maior parte do combate a distância presente no jogo. Seu arco poderoso pode disparar diferentes tipos de flechas: venenosas, explosivas e até mesmo triplas.

Heróis e vilões

De acordo com o diretor do jogo, Eric Gewirtz, o jogador poderá desbloquear personagens heróicos caso seja bem-sucedido em batalha. Entres os heróis confirmados estão os guerreiros Aragorn e sua contraparte maligna: o Rei Bruxo de Angmar.

Gandalf e Saruman são os magos heróicos, enquanto Gríma Língua-de-cobra é sabiamente utilizado como o batedor do mal (sendo Eowyn de Rohan a sua contraparte do Bem). Legolas, os Ents, orcs e até mesmo o temívem Balrog de Morgoth também devem dar as caras nos combates épicos desta nova aventura na Terra-média. Gewirtz também revelou que será possível utilizar uma série de montarias.

Cavalgar em diversas criaturas, como cavalos, Wargs (grandes lobos), Olifantes e até mesmo Ents será uma parte integral do combate. Além disso, Gewirtz afirma que haverá a chance de jogar também com equipamentos de artilharia pesada, como torres, catapultas e aríetes. Essas unidades serão fortemente úteis para a derrubada de portas e muros.

Uma vasta experiênciaNada como o ar noturno.

Conquest terá duas campanhas "single player" que poderão ser experimentadas por quatro jogadores em modo cooperativo. Um modo online também está previsto para envolver até dezesseis usuários simultâneos.

Aparentemente, os visuais do novo The Lord of the Rings exibirão recursos gráficos e ambientações sonoras de altíssima qualidade.


The Lord of the Rings: Conquest será lançado para PlayStation 3, PC, Xbox 360 e Nintendo DS, amanhã, 13 de janeiro.

Fonte: Baixaki Jogos

2 comentários:

Guilherme Oliver disse:

Eu adoro senhor dos aneis *.*

Cara muito foda, adoro jogar com arqueiro e talz, é super divertido mirar e atirar no alto das torres mais os batedores me pareceu super legal, atacar de forma furtiva owna \o/

Enquanto eu lia eu fica mais triste em pensar que demoraria para lançar mas quando eu li "amanhã, 13 de janeiro." eu quase dei pulos de alegria xD

Bem so me resta baixar para PC parece que vai ser legal *.*

Paoa disse:

Haha, eu também sou muito fã de SdA.

Deve ser muito louco isso de poder jogar dos dois lados e liberar os personagens heróicos...

Ansioso aqui também, ainda bem que já sai amanhã! :D