quinta-feira, 1 de maio de 2008

GTA IV supera expectativas

GTA IV, lançado na última terça-feira, 29 de abril, criou filas imensas em todas as lojas, e já se prevê que ultrapasse o recorde de jogo mais vendido na estréia (antes pertencente a Halo 3, do ano passado).
Não é para menos; o jogo que conta com milhões de fãs pelo mundo todo está mais caprichado do que jamais se viu.

O jogo conta a história de Niko Bellic, ex-criminoso do leste europeu que se muda para Liberty City para deixar sua vida bandida para trás. No entanto, os planos não irão conforme o desejado, e Niko deverá enfrentar a máfia e ajudar seu primo Roman a saldar uma dívida.


Como pode Grand Theft Auto IV não ir ao encontro das expectativas que lhe é oferecido? Desde a sua primeira apresentação ao longo de um ano atrás, tudo que foi mostrado até o momento sobre o jogo gerou uma ansiedade muito grande entre os fãs da série, e, certamente, seria impossível para a Rockstar não apresentar um título de alto nível.


Confira a análise!

É claro que esta interação de Grand Theft Auto é diferente de seu predecessor, San Andreas, e não há nenhuma dúvida que a série toma uma nova direção no sentido de se criar uma experiência mais imersiva. Quase todos os vestígios de vídeo-game indicam que o jogo se assemelha a assistir a um filme de verdade. O HUD foi refinado, aparecendo apenas quando Niko está envolvido na ação, e o onipresente mapa no canto inferior esquerdo da tela é muitas vezes tudo o que resta para lembrar que este é um entretenimento interativo.

GTA 4A cidade é uma perfeita criação. Liberty City é um dos mais belos mundos já visto nos jogos. É um mundo que vive e respira com a sua própria autenticidade, e com uma euforia que raramente tem sido apresentada em qualquer jogo até agora. Uma tempestade, por exemplo, afeta o sistema de iluminação das ruas com diversos transeuntes e seus guardas-chuvas correndo para se proteger, ao mesmo tempo em que, no fundo um solitário saxofonista desempenha sua música em baixo de um abrigo. O sol brilha e as ruas trazem a rotina ao normal novamente, ou seja, Grand Theft Auto IV é um mundo dos mais completos que eu já presenciei.

E vamos mais além, todo mundo tem suas próprias perspectivas distintas - sim, este é um Grand Theft Auto mais realista do que nunca, mas é também um dos mais estilizados, com um filtro para aplicar os gráficos e atingir um efeito semelhante ao que é o pontilhismo às vezes podendo parecer quase impressionista. Isso não quer dizer que não existem depressões nos frames ou nas texturas, mas desta vez nada afeta sobre aquilo que é mostrado, sem dúvida, uma das mais belas visões.

Acima de tudo, é uma criação, com a natureza de Niko refletida em cada tijolo que constrói Liberty City. No início do jogo, Niko pode ter uma das mais belas visões dos picos dos arranha-céus filtrada através da sujeira de Liberty City que atormenta a lente. Estes detalhes esticam aos interiores, também - este é um mundo de miséria, e se torna evidente que quando subir um lance de escadas nas favelas, um zumbido abafado audível através da televisão da porta de um apartamento vizinho poderá ser notado.

Evidentemente, não importa o esplendor que tudo foi criado se não fosse possível explorá-los, e aqui Rockstar tem fornecido os mais requintados meios para uma exploração em um mundo aberto. A euforia física assume um papel preponderante, a concessão do mundo liga os jogadores a um nível sem precedentes. Niko é mais uma parte do seu mundo do que qualquer outro protagonista de um GTA anterior, ele pode se afastar ou esconder em qualquer lugar, numa tentativa de fugir da polícia, por exemplo.

O Combate revela um triunfo tão bem feito quando seu visual, o novo sistema abrangerá um nível de sofisticação que combina com qualquer outra geração atual de shooter. A mira de forma confiável ameaça sempre o inimigo mais próximo, e para aqueles que preferem os seus tiros um pouco mais realistas, basta acionar o dispositivo que permite que sua mira se torne livre.

Com suas sutilezas prorrogadas, o novo sistema também queria modificar substancialmente a forma como o jogo é jogado quando Niko está sobre pressão. Há um círculo no mapa, que acentua a emoção de Niko, sendo assim ele pode correr desesperadamente para escapar da área e procurar algum local para se esconder.

Atrás do volante, os veículos conduzem mais cenas cinematográficas. Niko não pode abandonar um carro que esteja em alta velocidade e outro detalhe é a forma como os automóveis são utilizados, como em cada estrada, já que alguns lugares apresentam boas condições e outros não. Com essa mecânica há uma variedade de veículos agora. Esta variedade abrange não apenas os modelos de veículos disponíveis, mas também o estado em que você irá encontrá-los.

Isso sem mencionar a multiplicidade de outras formas de atravessar a amplitude da cidade - e apesar de eventuais receios iniciais de Liberty City, em função da dimensão das ofertas de San Andreas, podemos assegurar-lhe que é grande - como táxis ou helicópteros. Você tem a opção de pular diretamente para a sua localização desejada, ou relaxar e desfrutar um espetáculo de vista sobre a cidade, completa com tipicamente irreverentes comentários de seu condutor ou no caso quando você mesmo estiver por trás dos comandos de um helicóptero.

E a história em si? GTA 4É mais melancólica e madura do que alguns GTAs anteriores. Niko está certo para se tornar um ícone da nossa geração de jogos, com um passado tenebroso que marca em seu próprio cansaço e ainda mostra sua perspectiva humanista do admirável mundo novo de Liberty City.

Mas o mais gratificante é a forma com que Niko interage com o elenco através do telefone, um item que logo surge como um instrumento central na interação com os personagens do jogo. Eles começam a oferecer convites sociais, algumas chamadas irão perturbar o rádio de qualquer carro em que ele está viajando e por ai vai. As atividades que estão abertas são inúmeras e bem executadas, seja o boliche, jogo que oferece surpreendente profundidade, ou perseguições como cabaré ou clube - que contém uma série de surpresas que é melhor deixar novamente em segredo. Talvez mais notoriamente haja também a opção de visitar um bar, os resultados nunca falham para entreter o jogador até seu objetivo final.

Embora estes desvios possam ser divertidos, também proporcionam um quadro para as crescentes relações no jogo que muito em breve começa a levantar questões para o jogador. É de cortar o coração você recusar uma bebida a um amigo, uma vez que também são verdadeiramente aceitáveis alguns casos de amor. Mais uma vez vou ser um tanto chato, mas as missões contém detalhes que prefiro não revelar por medo de estragar a surpresa, mas fique certo de que eles oferecem uma variedade que anteriormente era impossível em Grand Theft Auto.

Mas como o anterior, alguns dos melhores momentos ocorrem quando você está fora do script - seja pintando o seu próprio nome em um carro, com balas, em batalha, ou roubar o seu primeiro helicóptero, tendo um vôo noturno de 15 minutos. Com as ferramentas fornecidas, e com o jogo tão rico em oportunidades, temos a certeza de que não haverá monotonia aqui. E ainda sem falar das possibilidades multiplayer, que são fenomenais. Este é um pacote que manterá jogadores verdadeiramente encantados por muito tempo.

Grand Theft Auto IV torna-se nada menos que um dos maiores títulos da história. Com este jogo, a Rockstar expôs a libertar-se dos excessos do passado, e assim criou um game que com certeza será lembrado e servirá de exemplo para muitos jogos do gênero, por décadas e décadas.

Análise retirada do Portal dos Games - Click 21.


Confira o trailer do game, abaixo:



GTA IV foi lançado para PS3 e Xbox 360. Não há previsão de lançamento para PC.

10 comentários:

Anônimo disse:

Hmm interessante, só vou esperar lançar pra PC, porque eu não tenho PS3 T_T

(eles lançaram/vão lançar pra PS2?)

Paoa disse:

Não... é só pra PS3 e Xbox360 mesmo. :/

Anônimo disse:

Bom, mas eu andei procurando e não achei... já tem alguma prévia para lançar pra PC?

Pelo visto, ainda não tem... eu acho.. xD

Paoa disse:

Ainda não tem..
(eu tava procurando a mesma coisa xD)

Mas se for sair pra PC ainda demora... x.X

Anônimo disse:

De qualquer jeito, não vou me importar, não vou ter tempo pra jogar esse ano mesmo XD

Pra mim pode sair no fim do ano que tá tudo bem! XD


Se bem que poderia sair em julho, pois eu estaria de férias e poderia jogar... =P

Mas valeu pelas informações =)

Paoa disse:

lol

Podem demorar o que quiserem, contanto que não fique ruim para PC! ;D


Vlw pelos comments!

(*adicionei as plataformas no fim do post)

Anônimo disse:

Eu pessoalmente, comprei o jogo para a Xbox360 logo no dia do lançamento, e tenho a dizer-vos... Nunca joguei jogo tão emocionante como Fable... Até agora.

Simplesmente o melhor. Roman RULES! xD

Apenas acho que deveriam colocar cães no jogo, para começar. Por alma de quem é que uma cidade enorme não tem cães? Pelo menos eu ainda não vi nenhum. Além disso, ficaria interessante um sistema em que nós podemos usar o nosso cão para ataque (ou apenas para entretenimento xD). Claro que teria as suas despesas.

Eles têm de melhorar também é a inteligência dos condutores dos outros carros, pois de vez em quando batem com toda a força no meu carro, ignorando-o. o_O
O mesmo acontece com a polícia. Se eu tiver um acidente com outro carro, mesmo ao lado da polícia, eles não fazem nada. No mínimo deveria ter uma multa!

O sistema de drop de dinheiro também poderia ser diferente... Seria melhor se nós pudessemos vasculhar os bolsos e a carteira do morto até encontrar o dinheiro, documentos, etc. xD

Eu ainda tinha mais uns defeitos a dizer à RockStar, mas o jogo está bom demais. ;D

Paoa disse:

Cães?
Seria mais realístico, mas duvido que cheguem a colocá-los algum dia.
Se eles aparecessem no jogo, obrigatoriamente deveria ser possível atirar neles, queimá-los e etc, e ferir animais mesmo em ficção vai contra um monte de normas éticas...
(LoL, como se a Rockstar se importasse com normas éticas! xD)


"Eles têm de melhorar também é a inteligência dos condutores dos outros carros, pois de vez em quando batem com toda a força no meu carro, ignorando-o. o_O
O mesmo acontece com a polícia. Se eu tiver um acidente com outro carro, mesmo ao lado da polícia, eles não fazem nada. No mínimo deveria ter uma multa!"


Ainda não colocaram isso??
Ahh!!! Sempre reclamei disso tbm! >_<

Anônimo disse:

A idéia de colocar cães até seria uma boa, mas pow, se pudesse atirar neles, seria injusto, coitados. >< Talvez quando alguém tentasse ferir um animal, vinha subitamente alguém de algum lugar (mesmo que o local não tivesse ninguém) e se sacrificava no lugar do cachorro, e o cachorro sumia. o.o

OBS.: Houve um rumor em alguns blogs que o GTA IV de pc sai em outubro.

Anônimo disse:

Pfft, por isso é que também não há crianças no GTA. Nem adultos a passear o bebé no carrinho. ¬¬
Éticas... Pfft. Realidade acima de tudo.