domingo, 11 de maio de 2008

A evolução da animação 3D

O recente GTA 4 surpreendeu a todos por sua qualidade. Não era para menos. Os recursos de animação estão cada vez melhores e mais evoluídos.
O novo GTA usa um sistema chamado "Euphoria". Tal sistema usa e abusa de um imenso banco de dados cheio de informações sobre esqueletos, músculos, articulações e emoções humanas, tudo fortemente associado a uma Física impecável. Mas o destaque do tal sistema vai para o pensamento próprio de cada personagem: o senso de autopreservação.
O que você faria se olhasse para cima e visse um tijolo caindo na sua direção? Tentaria desviar a qualquer custo. Os personagens animados em Euphoria também.

Para que se entenda como o sistema é impressionante, basta compreender que, ao contrário do que se fazia antes, quando o programador definia todos os movimentos que o character iria executar nas mais diversas possibilidades de ações às quais iria estar vulnerável, agora ele não precisa mais disso. O próprio personagem sabe se defender, e se adaptar ao ambiente.

Veja do que estou falando:


Além disso, colisões com objetos e seus efeitos em cadeia estão cada vez mais aprimorados. Tudo sempre baseado em cálculos físicos avançadíssimos.
Star Wars: Force Unleashed, jogo que será lançado em 2010, trará, por exemplo, um ambiente mega realístico. Todos os objetos serão criados desde suas moléculas! A tecnologia chama-se DMM (exclusiva da LucasArts, produtora do game), e esta fará com que diferentes materiais reajam de diferentes formas: vidro é vidro, metal é metal, madeira é madeira; e até elementos alienígenas como a carbonite que aprisionou Han Solo no cinema e a gordura do molenga Jabba serão extremamente trabalhadas e interativas. Concretas de verdade.

É... tudo indica que estamos entrando numa nova era para a animação 3D. Só fico imaginando o que teremos num futuro não muito distante, se já temos até personagens que pensam sozinhos.
O mundo vai ser dominado por robôs! >_<