quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O tão falado RPG Maker VX

Há aqueles que ainda usam o 2000, outros, o 2003, e muitos outros, o XP... E é há muito que todos nós estamos felizes e contentes criando jogos de RPG nas plataformas da Enterbrain!. Uma arvorezinha aqui, um NPC ali, um baú acolá... e BOOM! Explode a notícia que todos os makers, em seu mais íntimo desejo, pediam para que viesse. E veio.
Eis que de uma hora pra outra, a tão queria Eb! alegra nossos corações e desperta nossa curiosidade. Um novo RPG Maker vem por aí.



WOW! Quem poderia esperar? "A Enterbrain não vai mais fazer RPG Maker's!", "A Enterbrain se cansou e parou!", "A Enterbrain isso, e aquilo!", e era tanto que diziam que nem havia como ter mais esperanças.
E foi por isso que o título (cujo logotipo, por acaso, nem saiu ainda do japonês) causou tanta euforia no mundo inteiro.

De qualquer forma, por mais que a novidade seja grande e animadora, ainda não foi revelada por completo. O máximo que podemos fazer por ora é observar algumas poucas imagens liberadas e imaginar quais poderão ser as surpresas que o RMVX tão secretamente reserva para nós.

Faço votos para que realmente nos surpreendamos com a nova ferramenta. Pelas aparências, eu diria que até agora vi mais pontos ruins do que bons. Pelas aparências. Espero que eu esteja errado.

Não me agradou, por exemplo, este novo sistema de batalha padrão, que pelo visto foi uma retomada da presente no RM2000, a qual agradou a poucos. Não gostei, também, de alguns detalhes daquilo que provavelmente será o novo RTP, como o fato de os chars não terem sombras, ou o de as animações de batalha serem um tanto pixelizadas...

Contudo, esses “pontos negativos” poderiam ser facilmente resolvidos pelo fator Customização. Tudo será enormemente melhor se, além da liberdade de utilizarmos nossos próprios resources e scripts, como é claro que teremos, contarmos também com a adição de outros tipos de melhorias que facilitem na criação e personalização do projeto. Pelo visto, haverá muitos comandos novos, nos eventos e fora deles. Podemos ver que as mensagens voltarão a suportar, por padrão, faces e uma caixa de título, por exemplo. Vemos também alguns botões novos na barra de ferramentas superior, e outros perto do painel de tilesets. Dá pra ver que virão inovações, e não só retomadas...

Se a Enterbrain! tiver de fato aumentado o leque de opções oferecidas ao usuário é porque percebeu que o ponto chave é a imaginação, e que o maker ficará muito mais satisfeito quando puder deixar o jogo como realmente quer, e com a sua cara.

O VX talvez venha a ser o RPG Maker que superará seus antepassados até mesmo em popularidade. Para tanto, basta que seja realmente NOVO. E por enquanto, só dá para torcer por isso.


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Quem quiser ver screens liberadas até agora pode ir a este tópico, na Jogos RPG: Clique aqui.

Ele será lançado no dia 27/12/07


=== Atualizado === (18/10 - 14:02)

Páginas de pré-venda do VX:
Loja online da Enterbrain
Amazon do Japão

7 comentários:

Kdu Ribeiro disse:

Vc sabe quando vai ser lançado?

Anônimo disse:

vai ser lançado dia 27/12/07.
Mas só estará disponível para venda.

A propósito, excelente matéria ;)

Paoa disse:

Kdu Riberio, a data é esta mesmo. Editei o post e adicionei lá links para as páginas de pré-venda.
Vlw pelo comment.

Heckt, vlw também. =)

Anônimo disse:

Woot, vai ser legal um novo maker ;D

Anônimo disse:

Já estava na hora do pessoal começar a comentar aqui, uhm... ;D
Excelente matéria, mas melhor ainda foi a de Destino Desconhecido, haha! ;P

Paoa disse:

LoL heheh

Unknown disse:

so falto a do Legendary Online pra ficar completo ^^