sábado, 1 de novembro de 2008

A história do Halloween

Ainda em clima de Dia das Bruxas, trago aqui uma breve mostra sobre o que é e como surgiu a festividade.

Tendo origem há mais de dois mil anos entre os povos celtas, foi criada a partir da comemoração do festival de Samhain, na Irlanda. Esse festival era realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro, marcando o fim do verão e o início do Ano-Novo. Com o passar do tempo, o período se resumiu a uma data fixa para a comemoração, adquirindo um novo significado.

O povo acreditava que na noite de 31 de outubro as almas e espíritos voltavam à Terra, e procuravam pessoas cujos corpos eles pudessem possuir. Os celtas acreditavam que esta seria a única forma de vida após a morte. Por esse motivo, a comemoração passou a ser chamada Halloween, palavra de diversas explicações etimológicas, mas significando principalmente "dia das bruxas", "dia de todos os santos" ou "encontro das almas".

Assim sendo, os irlandeses, àquela noite, passaram a apagar as tochas e fogueiras de suas residências com o intuito de deixá-las frias e incômodas, e se fantasiavam e desfilavam com estrépito pelo bairro, pois pensavam que assim conseguiriam espantar as almas penadas que procuravam corpos. Essa tradição chegou aos Estados Unidos em 1840, com a chegada de imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país.

A festa então sofreu diversas transformações, perdendo muito de seu caráter religioso e adquirindo um sentido mais brincalhão. A data se tornou tão importante que foi estabelecido feriado nacional do Halloween, sendo a festa norte-americana mais conhecida de todo o mundo, e adotada também por diversos outros países, que a adequaram à sua maneira.

São símbolos comuns desta festa os fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, abóboras, monstros, morcegos, gatos negros e até personagens literários como o conde Drácula e Frankenstein.

5 comentários:

Anônimo disse:

Muito bem. Só falta mesmo dizer que os celtas foram dos primeiros povos a viverem em Portugal e que o Halloween é só mais uma prova do "fantástica" influência que os estados unidos têm sobre o ocidente ja que se nao fossem eles se calhar o halloween pouco passava dos da irlanda. "Poder fantastico" esse que se deveu por culpa dos europeus que se meteram numa 1ª guerra mundial em... OK, eu paro. xD

Bem paoa, ainda bem que vc voltou finalmente, parece que vamos ter uma longa e dificil prova com a volta da jogos rpg... O que o vagner me disse nao foi la muito agradavel... =/ Interessante que isto tenha sido no halloween. xP
Mas nós e muitos outros estamos á para dar luta a esses problemas.^^


abraços!

Anônimo disse:

Interessante, é bom ter um pouco de cultura =)


eu já tinha ouvido em algum lugar o negócio de fazer barulho nas ruas.. xD

Paoa disse:

Tigas:
Pois é, não é? Tem tanta coisa por trás das fantasias de um halloween...
Quanto à JRPG, de um jeito ou de outro ela volta em breve, e isso é que importa. ;)


Heckt:
O interessante é que ainda tem outras coisas envolvidas...
Tipo aquilo de fantasmas que andam arrastando correntes.
Não me lembro bem, mas parece que esse mito é baseado numa época em que portadores de lepra eram obrigados a viver isolados da sociedade. Por lei, eles só tinham permissão de andar na rua durante a noite, de roupa branca, para facilitar a visualização, e precisavam arrastar correntes para que todos percebecem sua presença...
Os pais, então, ensinavam aos filhos que eram fantasmas, para mantê-los longe dos doentes.

Anônimo disse:

Paoa:
Putz, que legal! Isso eu não sabia... Eu sempre quis saber como surgiram muitos mitos e lendas...

Por falar nisso, vc sabe se tem algum site que fale sobre isso?

Paoa disse:

Não sei... =/
Só a Wikipedia mesmo.