quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Microsoft promove downgrade do Vista para o XP

http://img80.imageshack.us/img80/51/wistavsxp1171972462mb1.jpg

Quando o Windows Vista foi lançado, houve uma grande empolgação: as pessoas achavam seu design lindo, os fabricantes de PC e Laptop correram para fornecê-lo instalado de fábrica, mas… Foi uma decepção, para muita gente.

Seu visual é atraente no início, depois tornando-se “normal”. As exigências de segurança são um incômodo para geeks e um terror para o usuário comum, que acha que a cada mensagem o computador vai dar um piripaque. Fora os bugs, a incompatibilidade de uma série de softwares, a exigência de uma capacidade de memória e processamento maior dando a impressão de ser um sistema lento – muito desta culpa por causa dos fabricantes, que muitos insistem em querer vender computadores de 512MB de memória com Vista instalado – e caro de se ter.

Já houve manifestação pública de usuários da Dell pedindo para a empresa voltar a ter a opção de vir com o Windows XP instalado, sendo atendidos. Foi a primeira batalha perdida da Microsoft na tentativa de popularizar o seu novo SO.

Agora, a CNet afirma que a Microsoft irá promover um downgrade, ou seja, quem for usuário do Vista Bussiness ou Ultimate poderá trocá-lo pelo Windows XP sem nenhum custo adicional. Para tanto, quem tem estas versões terá que entrar em contato com o Suporte da Microsoft, dizendo o Serial Number e pegar código de ativação do Windows XP Professional, XP Professional x64 ou XP Tablet PC.

E se um computador não vier com um CD do Windows XP? Aí você pode utilizar um CD de instalação do XP de outra pessoa, colocando o código de ativação que lhe foi fornecido pela Microsoft.

Até hoje trocar o Windows Vista pelo Vista pré-instalado na máquina não é tarefa fácil. Centenas de sites ensinam mil gambiarras para fazer isso, pouco eficazes em uma empresa com centenas de computadores, por exemplo, ou para um usuário leigo. Para quem comprou notebooks da HP o buraco é ainda mais embaixo. Porque além de vir com o Vista intalado, não há um CD de reinstalação nem do sistema operacional nem dos drivers da máquina, sendo uma dor-de cabeça para o usuário.

Enfim, a cada dia que passa, mais se tem a certeza de que o Windows Vista está mais impopular, tendendo ao fracasso. Não chega a ser um Windows Me, mas a Microsoft deve já ir pensando em um bom substituto.


Fonte: Info

0 comentários: